- É necessária autorização previa para emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica.
- O prestador de serviço deve possuir cadastro no município de emissão.
- O prestador de serviço deve possuir uma inscrição Municipal.
- O certificado deve estar vinculado a conta do CNPJ na prefeitura.
Primeiramente vamos ativar a Nota fiscal de serviço Eletrônica seguindo as imagens abaixo, no final podemos gravar está informação.
Vamos agora entrar no Cadastro da empresa e na aba Nota fiscal de serviços, para preenchermos as informações necessárias, deixar no ambiente produção, ver qual a natureza da operação que no caso e Microempresa municipal, preencher os tributos conforme informações da empresa.
RPS(Recibo Provisório de Serviço) podemos marcar como zero pois não foi feito nenhuma vez ainda , definimos o número da Série.
Em seguida vamos cadastrar um Tipo de produto que vamos denominar SERVIÇO.
Vamos entrar na aba Cadastro / Tabelas / Tipo de Produto.
Abrindo está tela clique em Novo e no tipo coloque Serviço em seguida pode gravar já está cadastrado um tipo de produto.
Próximo passo vamos cadastrar um Serviço entre em Cadastros / Produtos.
Cadastrando o Serviço primeiramente clicamos em NOVO, descrevemos o serviço como no exemplo abaixo (Serviço de instalação de ar-condicionado) fica a caráter do usuário definir o tipo de serviço, marcamos como UN (unidade), Classe Serviço , Produto Ativo, e na aba tipo definimos como Serviço, podemos gravar que já estará salvo.
Feito isso agora vamos vincular o Certificado na Prefeitura de Curitiba seguindo o passo a passo abaixo, entrando no site da prefeitura descrito abaixo, recomendado entrar através do Internet Explorer. Assim que acessar o site ele vai abrir uma janela pra selecionar o certificado que vai ser usado:
Faça o login na página do ISS depois de escolher o certificado.
No menu agora clique em contribuinte e vá em Certificado Digital / Vincular.
Clique em "Sim". Já vinculamos o certificado para emissão da NFSe.
Cadastrando o CNAE(Classificação Nacional de Atividades Econômicas) aqui definimos qual ramo de atividade da sua empresa, precisamos definir isso para a emissão de NFSe.
Qualquer dúvida sobre o Cnae a prefeitura de Curitiba disponibiliza uma listagem com todas os CNAEs http://www3.curitiba.pr.gov.br/cnae/view_atividades.aspx.
Aqui cadastramos o CNAE clique em NOVO preencha os campos no campo itens de serviço padrão vinculamos o serviço padrão para quando selecionarmos o CNAE na NFSe ele já preencha automático.
Feito isso temos duas formas de fazermos a Nota fiscal de Serviço através do Contas a receber direto, e através do Pedido/Faturamento, primeiro vamos fazer pelo Contas a receber.
Na tela do Contas a receber clicamos em NOVO para gerar uma nova fatura definimos o cliente, vendedor, total da nota, total líquido, conta financeira, Observação (não e obrigatório), e o parcelamento. Feito isso selecionamos a caixa ao lado e clicamos em gerar NFSe.
Feito isso preenchemos o RPS(Recibo Provisório de Serviços) que serve para ser usado por emitentes da NFS-e no eventual impedimento da emissão “on-line” da Nota. Também poderá ser utilizado pelos prestadores sujeitos à emissão de grande quantidade de NFS-e. Nesse caso, o prestador emitirá o RPS para cada transação e providenciará sua conversão em NFS-e mediante o envio de arquivos (processamento em lote). O RPS quando e a primeira vez que vão emitir NFS-e pelo sistema se define como número 1 depois ela muda automaticamente em sequência.
Número de série não é obrigatório para Prefeitura de Curitiba, selecionamos o CNAE e automaticamente ele puxa o Serviço, temos que descrever o Serviço também feito isso gravamos.
Podemos ir para tela de transmissão direto clicando em sim, ou podemos gerar outras NFSE e depois irmos para a tela de transmissão que está localizada conforme imagem abaixo.
Selecionamos a NFS-e correspondente a que fizemos e clicamos em Enviar, assim que clicarmos em enviar vão aparecer os certificados selecione sempre o certificado que foi vinculado la no site da prefeitura.
Se certificado não estiver vinculado ira aparecer está mensagem.
Enviado com Certificado certo irá abrir a nota automaticamente.
Temos várias opções como enviar o e-mail dessa nota apara o cliente que será encaminhado a Nota mais o XML.
Assim que der OK ele enviara para e-mail de destino.
Para cancelamento da NFS-e selecionamos a nota e clicamos em cancelar.
Repare que todo o histórico da Nota está descrito embaixo, primeiro foi processado com Sucesso. Segundo foi enviado e-mail e terceiro foi Cancelado.
Na aba Detalhes podemos verificar como está a Nota fiscal repare que está cancelada, antes de cancelar podemos também verificar se está tudo correto com a NFS-e , se tiver alguma coisa errada como valores ou impostos usamos o botão estornar para editar alguma informação que está errado lembrando quando e estornada uma nota temos que ir nas contas a receber novamente e editar o que estiver errado.
Agora vamos fazer a Nota de Serviço pelo pedido, antes de fazermos temos três passos para seguir primeiro cadastrar um Tipo de Pedido, Tipo de Produto e Serviço, no tipo de pedido descrever ele como Nota de Serviço ou Serviço como abaixo na imagem.
Clicamos em NOVO descrevemos ela como Serviço ou Nota Fiscal de Serviços, selecionamos como Saída, marcamos como VD(Venda/Faturamento) para aparecer na tela de faturamento e AP (Atualiza Data do pedido) e gravamos.
Seguimos este padrão Clicamos em NOVO descrevemos como Serviços definimos a sigla XX atualiza Estoque (Sim) Tipo Sped (serviços) e gravamos, pronto já está cadastrado.
Agora vamos cadastrar o Serviço em Cadastros/Produtos.
No Cadastro do produto clicamos em NOVO descrevemos o serviço certinho como abaixo, sempre marcar como UN (Unidade) , Classe Serviço , no tipo selecionar como Serviços também e gravar, pronto agora vamos para o Pedido.
Em seguida vamos fazer o pedido.
No pedido fazemos normalmente, selecionamos o cliente no tipo de pedido definir como Nota Fiscal de Serviços, digitamos o prazo, vendedor e adicionamos o produto que cadastramos lá atrás definimos o preço a quantidade seria 1 nesse caso um suporte ou manutenção e salvamos o pedido, em seguida vamos para a tela de faturamento.
Localizado o pedido clicamos duas vezes encima dele, definimos conta banco, cobrança e tipo de documento e podemos clicar em confirmar, a CFOP não interfere na nota fiscal de Serviço sempre selecione uma que esteja marcado Venda lá no cadastro de CFOP.
Confira e confirma de volta sempre defina uma conta financeira.
Na hora que for confirmado aparece está janela.
Isso quer dizer que ocorreu tudo certo, vamos para o contas a receber para gerar a NFS-e
Referente a esse pedido.
Entramos em Contas a receber.
Em seguida vamos gerar a NFS-e, observe que quando você entrar em contas a receber estará o último faturamento que fizemos, só marcamos a fatura e geramos.
Com todas as informações preenchidas podemos gravar a fatura e ir para tela de transmissão.
Esta e a tela de confirmação, poderá optar pelo sim que vai diretamente para tela de transmissão.
Se clicar em não ele ficara salvo do mesmo jeito na tela de transmissão que depois pode ser aberto por este caminho com imagem abaixo.
Na tela de transmissão temos a opção estorno, quando selecionamos a nota ela volta para o contas a receber e podemos editar. O estorno somente pode ser feito enquanto a nota não está transmitida.
Como não houve algum ajuste vamos enviar a nota, selecionamos o certificado vinculado e enviamos.
Enviada com sucesso.
No botão detalhes podemos verificar a nota depois de transmitida ou antes, podendo somente observar detalhes e não editar, para editar e preciso estornar a nota antes da transmissão.
No Imprimir DANFE pode ser selecionada qualquer nota processada e imprimi-la.
Em consultar na prefeitura selecionamos a nota deseja e ela retornara uma mensagem como na imagem abaixo, processado com sucesso NFSE data e hora.
Gerando XML da nota de serviço, selecionando a NFS-e clicamos em Gerar.
Vai aparecer está mensagem em seguida clique em OK.
Temos os filtros para pesquisar: Somente não enviadas, RPS enviados, Somente as NFSe, Aguardando, NFSE Cancelados , RPS com erros , por data Inicial e Final , LOTE , NFSE , RPS.